terça-feira, 15 de agosto de 2017

Você precisa perder sua vergonha de fotografar em público!

Com certeza você já viu alguém tirando fotos na rua, na praça ou em algum ponto turístico. Estou certo?
A prática de fotografar em público e registrar momentos sem ter vergonha, é algo comum desde os anos 80/90, onde as pessoas usavam câmeras analógicas e muitas vezes pediam para outras pessoas da rua, dar o click! Mas nessa época era um pouco diferente da que vivemos hoje, havia algumas limitações que agora se tornaram ótimas lembranças como por exemplo aquele famoso espreme, espreme para caber todos na foto! A famosa frase: Todo mundo diga xisss! Um número limitado de poses perfeitas dependendo do filme a ser utilizado, porém as fotos espontâneas eram sempre as melhores.
Mas hoje em dia, criamos um pensamento meio bobo: Muitas vezes temos vergonha de fotografar em público. 
Isso realmente me fez pensar bastante. Pelo menos para mim, o ato de fotografar é para ser prazeroso e divertido, não causar insegurança nas pessoas. Cada tipo de pessoa lida com essa situação de maneira diferente, sendo cada uma delas de um nível. Como assim Lukas? Por exemplo: No nível 1/ Pessoas que travam, não conseguem de maneira alguma fotografar se alguém estiver olhando. No nível 2/ Pessoas que lidam bem com a situação, mas deixam transparecer o medo nas fotografias, fazendo com que elas fiquem tremidas, desfocadas e desalinhadas. Já o nível 3/ São as pessoas que não ligam se tem dez ou cem pessoas olhando, desenvolvem o pensamento de que são pessoas normais e assim como quem está fotografando, elas estão animadas!
E acreditem, eu já passei por todos esses níveis e se você gosta de fotografia ou tem contato com ela, também vai passar e vai ser uma coisa muito benéfica, pois quando atingir o último nível você vai conseguir olhar para trás e ver toda a sua evolução.
Mas claro, passar por isso sozinho não é algo nada fácil, experiência própria. Por isso, resolvi pesquisar sobre o assunto e encontrei esse artigo escrito pelo Zé, do blog Melhor Ângulo, no qual eu gostei muito e resolvi adapta-lo para compartilhar com vocês e claro, separei algumas dicas que possam ser úteis.
1 | Entenda o que está acontecendo.
Tenha calma e inverta os papéis. Você está no meio da praça, fotografando para um post do seu blog e várias pessoas começam a te olhar, antes de ficar nervoso lembre-se o porque elas estão olhando: Estão curiosas para ver o que está acontecendo ao redor delas. Na maioria das vezes não são acostumadas e isso chama a atenção, caso você sinta a necessidade, converse com elas pois irá te ajudar a relaxar e ficar mais seguro de si. Dica 1 | Mantenha a calma e não tenha pressa.
2 | Não vá sozinho.
Tenha sempre uma companhia. Já reparou como tudo fica mais fácil se tem alguém junto a você? Seja para ir pagar uma conta, tomar um café ou visitar um lugar bacana? E na fotografia não é diferente. Essa dica é ótima para quem está começando, convide aquele amigo que você tem intimidade e liberdade para ir com você, pois isso te ajudará a não se importar com os olhares e ainda terá uma opinião para ajudar na hora de fotografar. Dica 2 | Os amigos estão ai para ajudar, seja só para acompanhar ou também para opinar.
3 | Não fique sem reação, ajude!
Não deixe ninguém constrangido ou incomodado. Um dos maiores desafios de se fotografar em um ambiente público é o fato de terem várias pessoas, que podem ou não aparecer em suas imagens. Você precisa se manter atento em dois aspectos, primeiro/ tome cuidado com as pessoas que saírem em suas fotos, se estiver muito nítido, peça permissão para publica-las. Segundo/ não esqueça da pessoa que você está fotografando, pois além de você, é também um grande desafio para ela já que ela não tem uma câmera para tampar o rosto ou disfarçar a vergonha. Por tanto, seja compreensivo e cuidadoso, isso irá ajudar a deixa-la mais confortável. Dica 3 | Olhe o cenários e as pessoas que o compõem e seja amigo da modelo
Enfim, espero muito que as dicas sejam úteis a vocês e que ajudem a se livrar dessa insegurança de fotografar em lugares públicos, caso sinta a necessidade, pode entrar em contato em contato comigo para gente conversa, okay?
Ah, e  antes de ir embora, me conta aqui nos comentários o que achou do post? :)
Um abraço, até logo!  

20 comentários:

  1. Eu ainda tenho um pouco de vergonha de tirar fotos em público, dependendo do lugar. Por exemplo, aqui na minha cidade tem algumas praças que são públicas mas onde todo mundo faz book, então quando vou fotografar lá eu não sinto tanta vergonha porque normalmente tem mais umas quatro pessoas fotografando. Mas se é totalmente em público, tipo no meio de uma rua movimentada eu já não sou tão espontânea. Se eu souber que o resultado for ficar incrível e querer muito aquela foto eu vou, mas outras vezes não, hahah
    Ótimas dicas, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Betânia, sei bem como é isso haha
      Essa dica de mentalizar uma foto boa e incrível pode ajudar viu, porque é algo que vai te motivar.
      Mas olha, suas fotos são ótimas! Não precisa ficar com vergonha não tá haha ♥
      beijos!

      Excluir
  2. Gostei muito do post! Te desejo boa sorte no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber disso Nelly. Muito obrigado pelo apoio! ♥

      Excluir
  3. Que post mais lindo! Eu sou muito envergonhada para fotografar em público quando estou sozinha. Por exemplo: esses dias fui numa sorveteria sozinha e fiquei morrendo de vergonha de tirar foto do meu cascão. Tenho certeza que, se estivesse com alguém, teria tirado a foto nornalmente... parece que a companhia me encoraja (especialmente se for de uma amiga específica!). Espero um dia chegar no nível 3 :)

    Amei todas as dicas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Luana! ♥ Vindo de você é um elogio e tanto.
      Sim, essa é uma das melhores dicas. Parece uma coisa tão boba, mas dependendo do momento a gente realmente trava.
      Fico feliz que tenha gostado, espero que elas lhe sejam úteis!
      Beijos ♥

      Excluir
  4. Ahhh eu tenho vergonha de tirar minha fotos até na frente do namorado kkkk. Fico pensando que ele me acha louca kkkkk.

    Amei as dicas e seu blog, aproveitei para seguir. AMo fotografar, mas não sou tão boa kkkk

    Beijos
    www.livrosdanane.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente ele não te acha louca não! hahaha pode ficar tranquila, pois se ela já está acostumado, deve pensar que é algo super normal.
      Sim! Muito obrigado pelo carinho, espero que goste das demais dicas do blog ♥
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Lukas.
    Nossa preciso seguir essas dicas, tenho muita vontade de fotografar na rua, mas pensa na coragem que é zero rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila.
      Pois é haha sei como é isso, mas olha, além dessas dicas vou sugerir que você pratique mais, tenho certeza que vai te ajudar haha
      Um beijo! ♥

      Excluir
  6. Eu tô no maior dilema tem meses. eu to pra começar na fotografia desde 2015 mas eu tenho tanta vergonha,eu já divulgo o banner do ensaio com medo de aparecer alguém e eu ter que ir , eu fico nervosa só de pensar. Isso tem me impedido de seguir o que eu mais quero agora,é a unica coisa que eu quero fazer é a fotografia,não me interesso por mais nada. Ler um pouco do post me ajudou a pensar.... o problema não é a timidez da modelo e sim da fotógrafa! rsrsrs
    www.meninadesencanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, que bacana saber que você está se interessando pela fotografia, apesar de ser suspeito para falar, é uma área incrível ♥
      O que eu posso te dizer é, você só vai perder essa timidez quando fizer os primeiros ensaios, pois é com eles que você irá ganhar segurança em si mesma! Experiência própria.
      Espero que consiga e caso queira conversar, pode me enviar um e-mail.
      beijos! ♥

      Excluir
  7. Que post legal, realmente eu sou uma pessoa que fica bem intimidada na hora de fotografar em público.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz em saber que gostou do post! :)
      E espero que as dicas te ajudem a perder essa vergonha.
      Beijos! ♥

      Excluir
  8. Ainda não havia parado para pensar nisso, realmente eu sinto um pouco de incômodo em tirar fotos em público. Muito boa essa sua publicação sobre fotos em público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jonas, uma coisa tão simples mas que as vezes nós mesmos não notamos.
      Fico feliz que tenha gostado, um abraço! :)

      Excluir
  9. Confesso que não tenho vergonha de tirar foto em público, mais usarei suas dicas pra melhorar minhas fotos, até porque dica nunca é demais rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rachel, espero que você consiga melhorar ainda mais!
      Te desejo sorte ♥

      Excluir
  10. Eu não tenho vergonha nenhuma de fotografar em publico, no começo morria de vergonha, agora tiro muita onda rs. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo ler isso Áry, sinal que você conseguiu evoluir bastante!
      Um beijo, ♥

      Excluir